O pós-operatório da mastectomia pode causar dor no peito e no braço, bem como cansaço. Por isso, de forma ajudar a recuperação após a cirurgia, saber atuar sobre a dor pode ser muito importante.
Como aliviar a dor
Após a remoção da mama, é normal sentir dor no peito e no braço, além de ter sensação de dormência, que pode diminuir com o uso de remédios analgésicos.
Além disso, a paciente pode também ter dor fantasma, que corresponde à sensação de dor na mama que foi retirada, logo após a cirurgia. É uma dor que pode permanecer durante os meses seguintes, causando coceira, pressão e desconforto. Nesse caso é preciso adaptar-se à dor e, por vezes, tomar anti-inflamatórios de acordo com a recomendação do médico.
Quando tirar o dreno
Após a cirurgia, é colocado um dreno na mama ou axila. Trata-se de um recipiente para fazer drenagem do sangue e líquidos acumulados no corpo. Apesar de ser retirado no momento que têm alta, pode acontecer ter de ficar com ele até 2 semanas, mesmo estando em casa e, nesses casos é necessário esvaziar o dreno e registrar diariamente a quantidade de líquido.
Como tratar a cicatriz
Após a mastectomia é normal ficar com uma cicatriz sobre o peito e axila, dependendo do tamanho do tumor e local em que foi feita a incisão cirúrgica.
O curativo após a mastectomia, só deve ser trocado por indicação do médico ou enfermeiro, do qual ocorre ao final de 1 semana. Durante este período, é preciso ter em atenção: não molhar nem amachucar o curativo, para evitar possíveis infeções, que são apercebidas através do aparecimento de alguns sinais e sintomas, como vermelhidão, calor ou saída de líquido amarelo, por exemplo. Por isso, é recomendado manter o curativo seco e coberto até a pele estar totalmente cicatrizada.
Quando usar sutiã
O uso de sutiã é aconselhável só quando a cicatriz estiver totalmente cicatrizada. Além disso, caso ainda não tenha sido feita a reconstituição da mama, existem sutiãs com enchimento ou prótese, que dão um contorno natural à mama, podendo melhorar o autoestima da mulher.
Exercícios para mexer o braço do lado afetado
A recuperação da mastectomia inclui fazer exercícios diariamente para mobilizar o braço do lado da mama que foi removida, para evitar que o braço e ombro fiquem rígidos. Inicialmente, os exercícios são muito simples e podem ser feitos na cama, porém, após retirar os pontos e drenos estes passam a ser mais ativos e devem ser indicados pelo médico ou fisioterapeuta segundo a gravidade da cirurgia.
Exemplos de exercícios:
- Levantar os braços: Segurar uma barra acima da cabeça, com os braços esticados por cerca de 5 segundos;
- Abrir e fechar os cotovelos: Deite-se e entrelace as mãos atrás da cabeça e abra e feche os braços;
- Arrastar os braços na parede: Fique de frente para a parede e coloque as mãos na mesma, arrastando os braços na parede até subir acima da cabeça.
Estes exercícios devem ser feitos diariamente, 5 a 7 vezes, de forma a manter a mobilidade do braço e ombro da mulher.
Fonte: TuaSaúde