Uma série de lesões e doenças podem causar dor nas articulações. A origem do problema varia conforme a intensidade do desconforto e a localização da dor. No entanto, existem algumas doenças que são diagnosticadas.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica, ou seja, não há cura. Porém, através de tratamentos e medicação indicada pelo médico, esta doença pode ser controlada.

É considerada autoimune, o que significa que o próprio organismo age contra si mesmo por meio do sistema imunológico. Contudo, o problema costuma a manifestar-se com maior intensidade nas articulações dos dedos das mãos e nos punhos, cotovelos, ombros, joelhos ou pés.

Os sintomas são: Inflamação; Dores e rigidez nas articulações, gerando uma incapacidade para as atividades do cotidiano.

Os sintomas começam a manifestar-se entre os 35 e 55 anos, mas é possível aparecer em crianças e adolescentes, sendo chamada artrite crônica juvenil.

Bursite

A bursite é uma doença causada pela inflamação da bursa (ou bolsa sinovial), uma estrutura cheia de líquido que fica nos tendões ou entre o tendão e o osso. A função destas bolsas é absorver e amortecer o impacto causado pelos movimentos corporais, com o objetivo de auxiliar o processo de deslizamento dos tecidos.

A bursite pode manifestar-se de forma aguda ou crónica, sendo mais comum nas articulações que realizam movimentos repetitivos e posições que geram lesões nas bursas, como ombros, cotovelos, quadril, joelhos e calcanhares.

Pode ser causada pela repetição dos seguintes atos:

  • Apoiar-se nos cotovelos por longos períodos;
  • Ficar ajoelhado por muito tempo;
  • Permanecer sentado por muitas horas e com a coluna na posição errada.

Além do desgaste excessivo das articulações, este é um problema que pode aparecer com o envelhecimento, por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, diabetes, gota e outras doenças sistêmicas, como por exemplo.

Os sintomas são: dores e sensibilidade na articulação; calor, vermelhidão e sensação de queimação no local; rigidez e inchaço da bursa etc.

Tendinite

Por sua vez, a tendinite é uma inflamação dos tendões, estruturas responsáveis pelo ligamento dos músculos e do osso. Sendo a sua causa, o esforço excessivo ou algum movimento inadequado ou impróprio, que força os tendões, por exemplo.

Apesar de ser uma doença que pode surgir em qualquer parte do corpo, é mais comum nos ombros, nos cotovelos, nos punhos e no joelho.

O seu tratamento envolve o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios previamente prescritos pelo médico reumatologista. Além disso, a fisioterapia também pode ser um forte aliado, dependendo da gravidade da situação.

É muito importante manter o máximo de repouso possível, e imobilizar a articulação que está lesionada.

Os sintomas de tendinite são:

  • Dor localizada nos tendões;
  • Dificuldade em fazer movimentos com o membro que está afetado;
  • Inchaço ou vermelhidão na região;
  • Dor em um local pontual, que vai se irradiando ao longo do membro lesionado;
  • Fraqueza no braço afetado;
  • Fisgadas ou cãibras no ombro.

Existem muitas outras doenças que têm como sintomas as dores nas articulações, como por exemplo: Gota; Hepatite A, B e C; Gripe; Doença de Lyme; Sarampo; Febre reumática; Rubéola; Varicela etc.

Fonte: Hipobolar